domingo, 16 de janeiro de 2011

Plano de aula de Química

Plano de aula de Química


Público-alvo: 1° ano do Ensino Médio

Duração: 6 aulas de 50 minutos

Tema: Química na agricultura

Objetivo geral:

Desenvolver no aluno a capacidade de compreender o papel da Química no sistema produtivo agrícola, reconhecendo as relações entre desenvolvimento científico e tecnológico e aspectos sociopolítico-econômicos nas relações entre produção de fertilizantes, produtividade agrícola e poluição ambiental.

Conteúdos:

• A composição química do solo: elementos, ph;
• Nutrição de plantas: nutrientes essenciais – nitrogênio, fósforo, magnésio, potássio, cálcio e enxofre; micronutrientes: boro, cobre, ferro, manganês, molibdênio, zinco, cloro;
• Uso de fertilizantes: produção, cuidados na utilização e impacto ambiental;
• Efeitos positivos e negativos do uso da tecnologia na agricultura.
• Defensivos agrícolas;
• Riscos e consequências de intoxicação por agrotóxicos;


Habilidades e competências:

• Identificar a presença da Química na agricultura;

• Conhecer o ph ideal de solo para diferentes culturas agrícolas;

• Reconhecer a importância dos elementos químicos para o desenvolvimento de plantas e fazer associações a fontes de nutrientes para o organismo humano;

• Identificar as propriedades químicas dos elementos citados e relacioná-los na tabela periódica;

• Compreender e utilizar os conceitos químicos em um contexto de situação- problema;

• Desenvolver conexões hipotético- lógicas que possibilitem previsões a cerca dos fenômenos estudados;

• Avaliar as implicações econômicas, sociais e políticas do sistema produtivo agrícola;

• Compreender que a composição do solo e o tipo de adubo interferem na produção de alimentos;

• Apontar as implicações do uso de defensivos agrícolas para o homem e para o meio ambiente;

Metodologia:

• Propor atividades em grupo e individuais, tais como:

• Fazer um levantamento entre produtores de hortaliças e frutas que usam agrotóxicos e os que não usam estes defensivos, preferindo práticas alternativas tais como produtos orgânicos e comparar custos, qualidade, tempo de produção e aceitabilidade dos consumidores.
• Pesquisar as normas e regulamentações a cerca da comercialização de agrotóxicos,

• Utilizar a animação em computador - objetos de aprendizagem (Programa RIVED) que através de simulações mostra as ações de diferentes adubos para cada tipo de plantação. Este mostra que os elementos presentes nos adubos estão relacionados aos elementos presentes nos vegetais. O mesmo programa mostra diferentes formas de contaminação do meio ambiente por fertilizantes e agrotóxicos.

• Ler os textos do livro didático Química e Sociedade ( PEQUIS – Editora Nova Geração): O chão que nos alimenta onde é apresentado os principais elementos presentes no solo e proporções; Química e agricultura: Uma relação delicada. Este aborda os impactos positivos e negativos do uso dos recursos tecnológicos na agricultura; Os elementos químicos e os vegetais, onde é apresentado as vantagens e desvantagens dos adubos orgânicos e dos adubos inorgânicos e o texto Agrotóxico: de mocinho a bandido. Neste último é apresentado o histórico do uso do DDT, apresentado os efeitos deste agrotóxico para a saúde humana e para o meio ambiente como um todo.

As leituras dos textos serão seguidas de discussões e debates além de atividades escritas, interpretações e análises das questões discutidas.

• Pesquisar o ph ideal para diferentes culturas;
• Realizar atividade experimental para identificar a presença de minerais solúveis: Teste de condutibilidade elétrica;
• Simular situação de correção de ph do solo através de experimento, adicionando-se calcários ou sulfato ferroso conforme acidez ou alcalinidade.

Avaliação:

A avaliação dos progressos dos alunos será avaliada pelo desempenho nas atividades. O que é percebido pelas ações, interesse e participação nas discussões, nas atividades escritas e nas práticas experimentais.






Referência Bibliográfica:


PEQUIS-PROJETO DE ENSINO DE QUÍMICA E SOCIEDADE. Química e Sociedade: Volume Único, Ensino Médio/Widson Luis pereira dos Santos, Gerson de Souza Mól, (coord.). – São Paulo: Nova Geração, 2005.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA CULTURA E DOS DESPORTOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. RIDED - Rede interativa de educação – proposta para capacitação de professores: Como usar objetos de aprendizagem. Junho, 2008.

Um comentário:

  1. Olá Ana, boa tarde! Me chamo Ana Carolina, sou do RJ e estou desenvolvendo um projeto muito parecido com o seu de monografia na temática Agrotóxicos. Sendo assim, vc compartilharia comigo o seu projeto? Obrigada

    ResponderExcluir